top of page
Homem que datilografa em um portátil

CONJUNTO (LE/ELU/E)

Ao se deparar com a Não Binariedade existem alguns itens importantes a serem levados em consideração que envolvem, principalmente, tratamento. A escolha de como ser tratade é pessoal e demanda respeito. Porém é constante que nossas percepções de quem somos e como queremos ser tratades sejam constantemente negadas socialmente.

​

Isso posto, para mim se tornou de vital importância bater na tecla da escolha do tratamento neutro como forma de introduzir, mesmo que de maneira sutil, a linguagem neutra entre as pessoas que convivem comigo. Complicado? Talvez. Desconfortável? Sim. Necessário? Demais, para sermos notades. Na minha compreensão, aceitar o tratamento binário reforça a construção social e fragiliza nossa luta por reconhecimento de ser quem somos. 

​

É bom deixar explicitado que isso não é uma critica a quem adere o tradicional, eu mesme já cogitei fazer isso. É confortável não ter que corrigir as pessoas. É menos tóxico não levar uma cara feia ou ouvir uma gargalhada. Eu jamais deixaria de acolher minhes irmanes que preferem não usar pronomes associados ao neutro. Quem topou comprar essa briga fui eu, ninguém é obrigade.

​

Por outro lado, esta decisão tornou mais simples para as pessoas ao meu redor compreenderem que não é só uma questão de nome pra mim. Eu sou uma pessoa Não Binária, Agênero, não existe tratamento que possa me acolher na binariedade.

​

Após toda essa construção, acredito ser válido comentar o porquê deste conjunto:

​

  • Elu: por confrontar diretamente a base sem necessitar uma grande alteração nas construções existentes.

  • Final "'e": por ser tanto inclusivo socialmente, no quesito fala, quanto para leitores de tela, tornando o idioma ainda mais acolhedor. (não use nunca x ou @, isso cai faz vidas)

  • Le como artigo: Acredito que de todos os itens esse é o mais diferente do que eu tenho visto, embora o portal Orientando tenha me apresentado diversas outras formas que eu desconhecia. Bom, o motivo para le é mais simples, eu sinto que é sonoramente mais fluido e os outros artigos que testei. Simples assim.

​

Caso você encontre dificuldade em utilizar os conjuntos, neste link você será direcionade ao portal comentado anteriormente pode testar, não apenas o meu conjunto, como diversos outros que você pode vir a encontrar. Eu sei que é difícil no começo e, por experiência própria, ter pessoas próximas usando torna a linguagem mais confortável. Então, encontre pessoas que usem nas suas redes, tenha amigue não bináries e se quiser uma pessoa com quem conversar sobre isso, manda um e-mail pra mim.

Conjunto: Sobre mim

Formulário de inscrição

Obrigado(a)!

  • Twitter

©2021 por Di Toledo. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page